Quarta-feira, Maio 1, 2019, 08:23

Finalmente chegou o dia de viajar até um dos melhores locais para a prática do Carpfishing em Portugal! Falamos da Albufeira da Boavista, agora concessionada ao abrigo na nova lei de pesca em Portugal pela APCF (Associação Portuguesa de Carpfishing). Os 225km que me separam são facilmente percorridos em 2 horas de viagem (aproveitando os 180km de autoestrada).

Como sempre, gosto de chegar cedo, e pouco depois das 8h da manhã lá estava eu... 

Observei um pouco a zona, escolhi o local que me pareceu mais apropriado para montar o quartel general para as próximas 72 horas. O abrigo Nash Gazebo, uma das melhores compras feitas até hoje e recomendo, ficou instalado bem perto da água, não queria estar muito longe do rod pod, queria ser rápido a chegar ás canas em caso de necessidade.

Abrigo montado

iBoat 210 pronto para sair e mapear a zona do pesqueiro nº1.

A primeira tarefa para uma sessão bem-sucedida, é o correto mapeamento de toda a zona, que estruturas, obstáculos, tipo de fundo, profundidade… enquanto a sonda me vai dando a profundidade e tipo de fundo, o prownding stick vai-me ajudar a sentir o fundo. Tudo muito simples, o pior foi o vento que não me deixou realizar esta tarefa nas melhores condições. Ainda assim, consegui identificar três locais que á partida teriam potencial para capturas, embora não tenha conseguido nesta fase deixar os marcadores com precisão.

Avançando, comecei a preparar a engodagem.

Mais uma vez, dentro do que tenho vindo a usar este ano, pelletes, boilies e os aditivos em pó e liquido da Imperial Baits:

·         Imperial Baits Amino Pelletes, 25, 15 e 4mm

·         Imperial Baits boilies; Banana Birdfood na cana 1, Mega.Krill na cana 2, Big Fish na cana3).

·         Imperial Baits aditivos em pó: GLM Full Fat, Squid-Liver, Add Fat, Protein Concentrad, In-Powder

·         Imperial Baits aditivos em liquido: In-Liquid, Amino Complex

·         300gr milho doce

 

Entretando a chuva parou, mas o vento moderado manteve-se durante todo dia, apenas consegui colocar com precisão a cana mais perto de mim, e assim estive toda a manhã…

Coloquei as outras canas na água, sem engodagem, apenas com um pequeno PVA de IB Amino Pellets 4mm…

 

·         25/04 14:50h – IB Big Fish 24mm + IB Flying Pop Up Big Fish 16mm com IB Amino Dip e Gel Big Fish – 9.9kg

 

·         25/04 17:00h – IB Banana 20mm + IB V-Pop Laranja 16mm com IB Amino Dip e Gel Banana – 11,1kg

 

·         25/04 17:30h – IB Mega.Krill 20mm + IB Mega.Krill Flying Pop Up 16mm com IB Amino Dip e Gel Mega.Krill 12,1kg

Nada mau para o começo! Mesmo sem estar a pescar com a precisão desejada, tinha conseguido 1 captura por cana!

Anoiteceu, o vento acalmou um pouco…foi uma noite muito tranquila…

Amanhece e o dia estava melhor 

O vento perdera intensidade, era o momento de subir novamente ao iBoat e verificar novamente os locais identificados no dia anterior e colocar as montagens com maior precisão. Junto ao pilar, um dos locais identificados fui deixar uma montagem com a ajuda do iBoat 210. Impecável! Regresso á margem…nem deu tempo de marcar a linha! Foi pousar a cana, ajustar a linha, o drag, nem deixou colocar o pêndulo!  

 

·         26/04 10:30h – IB Banana 24mm + IB Banana Flying Pop Up 20mm com IB Amino Dip e Gel Banana – 6,5kg

Espetáculo! Ou não…resto do dia 26 sem mais capturas. No registo da captura anterior, já mostra um pouco do que queria desta sessão. Um inicio mais “soft” para depois pescar mais “forte”. Ao conseguir 3 capturas no primeiro dia, aumentei o tamanho dos iscos. Todas as canas passaram para boilies de 24mm

cheguei mesmo a ter a cana nº3 com um boilie IB Big Fish  30mm + IB Big Fish Flying Pop Up 16mm toda a noite (que por sinal fui uma picada traseira e não ferrou).

A ideia desta sessão era conseguir poucos exemplares, mas de bom tamanho, o objetivo passava por conseguir uma ou mais acima de 15kg. Não sendo apologista de iscos grandes - peixe grande, acredito que iscos grandes selecionam mais o tamanho do peixe que pica. A ideia foi essa. A par da alteração no tamanho dos iscos, a própria engodagem foi alterada. Passei a usar apenas IB Amino Pellets 25mm e boilies 24, 20 e 16mm na engodagem.

 

 

·         27/04 4:00h – IB Monster-Liver 24mm x 2 com um toque de IB Aditivo Frankfurter Saussage – 13,5kg

 

(IB Monster-Liver substituiu as IB Mega.Krill pois nesta altura ainda não tenho em 24mm. Aproveito para alertar que já se toda a gama Mega.Krill já está disponível para venda, boilies, hookbaits, dips e aditivos)

 

·         27/04 7:15h - IB Monster-Liver 24mm x 2 com um toque de IB Aditivo Frankfurter Saussage – 9,5kg

·         27/04 8:45h – IB Big Fish 24mm x 2 com IB Amino Dip e Gel Big Fish – 12,4kg

·         27/04 20:45h - IB Monster-Liver 24mm x 2 com um toque de IB Aditivo Frankfurter Saussage – 9,2kg

As capturas foram aparecendo, ainda não era o que pretendia, mas era um lote bastante razoável e uns peixes bastante bonitos, mantive o que estava a fazer e estava a entrar na ultima noite… mudei o isco á cana nº2. Apenas um boilie de 24mm com IB Liquid-Powder Paste a envolver, fazendo um isco de 30mm com uma parte solúvel.

 

 ·         28/04 6:00h – IB Monster Liver 24mm + IB Liquid-Powder Paste – 5,2kg

·         28/04 6:50h - IB Monster Liver 24mm + IB Liquid-Powder Paste – 10,2kg

·         28/04 7:30h - IB Monster Liver 24mm + IB Liquid-Powder Paste – 14,1kg

Por volta das 8:15 recolhi todas as canas e dei por terminada a sessão, 72h depois de ter chegado!

Foram 72h a “solo”, acredito ter perdido um dia por não ter conseguido mapear devidamente a zona como era minha intensão. Voltei a fazer no segundo dia e curiosamente nesse dia apenas faço uma captura. Os resultados começam a aparecer ao 3º dia e na ultima manhã a atividade no pesqueiro era uma loucura! Terminei a sessão na melhor altura, e essa imagem que tenho a motivar-me para um novo regresso…

Um balanço positivo, foram 11 capturas com um total de 112,7kg, media de 10,24kg!

Gostava de deixar mais uma nota, entre a picada, trabalhar o peixe, catalogar, desinfetar, pesar, fotografar, devolver e colocar novamente a montagem em ação de pesca, “custou-me” entre 30 a 40 minutos por captura, mas com enorme satisfação!

 

Em boa hora este fantástico local foi concessionado. Merece o esforço de todos para continuar a ser preservado. O maior património está debaixo de água, são carpas com uma genética fantástica! Parabéns á direção da APCF, a todos sócios, sem eles isto não teria sido possível.

Todos, sócios e não sócios, podem disfrutar do local de forma ordenada, cada um com o seu espaço e o seu local definido.

Haja respeito pelo local, pelas capturas e por todos que passam grandes momentos nesta fantástica ZPL Boavista!

Até breve…

LopesNunes IB_PT

 


Ainda, sem comentários.
(*) Campos obrigatórios
(c)2020, All Rights Reserved Imperial Baits Portugal, reprodução não autorizada proibida!
Hit counter: 50869
Help & Support