Sexta-feira, Maio 11, 2018, 19:09

Podia ser um titulo de uma publicação, mas foi essa a mensagem que enviei ao Max Nollert depois de trazer ao tapete 3 carpas no primeiro dia da sessão (04 a 6 Maio). E porque o fiz?

Nos últimos tempos estava a passar por dificuldades em ferrar as carpas, estava com muitos toques e alguns arranques que não passavam disso mesmo, arranques! Esses problemas tinham a ver com a minha inexperiência em pescar com o bait boat. A forma como a montagem fica na água, o comportamento da linha madre, é tudo diferente de quando lançamos a montagem. Partilhei essa dificuldade com o Max Nollert que me deixou umas dicas preciosas e possiveis soluções. Fazia sentido o que ele me explicou! E assim foi...alterei o que tinha que alterar, e os resultados apareceram!

Cheguei ao Lago da Alfarofia (Elvas) bem cedo, como gosto, e comecei a preparar tudo para as proximas duas noites de pesca. 

Primeiro dia

Primeiro passo, pegar no barco e sondar o pesqueiro, perceber onde colocar as montagens. Para isso, nada substitui o sentir o fundo, areia, pedra, lodo? O que temos aqui e ali...isso irá definir o sucesso ou não da nossa sessão! Quero pescar em zonas limpas, longe do lodo ou zonas com o fundo sujo.

Depois de selecionar os spot´s, comecei a preparar a engodagem e posteriormente a engodar, usei nesta sessão:
Imperial Baits Scopana.Love 20mm, Imperial Baits Crawfish 20mm, Imperial Baits Amino Pellets 4mm e algumas sementes cozidas. Nesta mistura, usei ainda os seguintes aditivos: Imperial Baits InLiquid, Imperial Baits InPowder, Imperial Baits Powder e Imperial Baits GLM Full Fat.

Começa a ser uma base este tipo de engodagem, a cada sessão que passa tenho mais confiança no que estou a usar.

Primeira cana:

Isco: Imperial Baits Banana Birdfood 20mm

Segunda cana:

Isco: Imperial Baits Crawfish 20mm + Imperial Baits Powder Past

Terceira cana:

Isco:– Imperial Baits Scopana.Love 16mm + Imperial Baits Scopana.Love Flying Pop Ups 16mm

Primeira picada, e que maneira de começar a sessão!

Por volta das 11h, hora e pouco de colocar as montagens na água!

Esta bonita carpa não resistiu ao isco utilizado na terceira cana, Imperial Baits Scopana.Love 20mm com Imperial Baits Scopana.Love 16mm Flying Pop.Up!
Com o passar das horas notamos que iriamos ter muitas dificuldades, os lagostins estavam muito activos, estavam a danificar e mesmo a retirar os boilies do anzol!

Um novo desafio pela frente! Como evitar os lagostins e garantir que temos isco durante toda a noite? Fazer o mesmo que todos estavam a fazer no lago? Iscar com tigers ou artificiais? Não! Nem pensar! Todas as montagens para fora de água, alterei os iscos optando pela gama Imperial Baits "RAMBO" (hookbaits resistentes aos ataques de lagostins e peixe gato). Mantive os mesmos iscos, primeira cana, Imperial Baits Banana 20mm, segunda cana, Imperial Baits Crawfish, e terceira, optei por uma alteração, alterar o isco para Imperial Baits BIG FISH.

05 Maio

03:40h, terceira cana, que havia alterado para Imperial Baits BIG FISH, tem um forte arranque para trás, infelizmente não ferrou... 

04:00h, cana do meio igual, um potente arranque para trás, igualmente não ferrou...

06:30h, momento mágico! timido arranque e entra nas espadanas, nada a fazer, entrar no barco e ir retira-la em total segurança. E assim foi, uma pequena volta entre as espadanas foi o suficiente para se prender, rapidamente a colocamos no camaroeiro e regressamos calmamente até á margem para a colocar no tapete e fazer as fotos da praxe

Imperial Baits "RAMBO" BIG FISH 20mm

Outro boilie da Imperial Baits a produzir capturas neste lago muito dificil e muito pressionado:Imperial Baits Crawfish, Banana, Scopana.Love, Big Fish, 4 boilies de sucesso neste lago!

08:00h

A terceira cana, a mesma que havia dado esta belissima captura, volta arrancar, desta vez uma intensa luta, um bom peixe, pesado, a dar luta

Quase a chegar a nós, desferra-se!!! Fiquei frustado, muito frustado por ter perdido este peixe! Nem podia acreditar no que acabava de acontecer!

Recolhi a montagem, conferi o estado do anzol, o isco estava neste estado

Este boilie, esteve na água mais de 12 horas, produziu uma bonita captura ás 06:30h da manhã, estava perfeitamente em condições e ás 08:00h, depois de perder uma bela carpa, chegou-me neste estado! Resistente aos lagostins? Claro que sim! Resistiu cerca de 12h!!! Obvio, que vai amolecendo e chega uma altura que temos que trocar, mesmo assim permite ter a montagem com total confiança na água durante uma noite! Muito bom mesmo!

Ao anoitecer, como sempre, retirei as montagens e troquei o boilie Imperial Baits Crawfish, apenas me tinha dado um timido arranque nesta sessão (ao contrário das anteriores em que foi "estrela"), e pela primeira vez coloquei Imperial Baits "RAMBO" Monster´s Paradise. Decidi mudar simplesmente porque o boilie Imperial Baits Big Fish, é um boilie de peixe e especiarias, então, vamos apostar nas especiarias com uma aroma mais agressivo, e para isso, nada melhor que Imperial Baits Monster´s Paradise, talvez resulte...

Tinha razão! 23:50h, arranque para trás, ferrou mas apenas por breves instantes, desferrou ao fim de pouco tempo...

06 Maio, ultimo dia

Novamente, 03:15h e tenho um arranque, de novo para trás e mais uma vez não ferrou...

Estes arranques para trás têm um significado curioso. Apostei numa pesca junto ás espadanas, e de dia os arranques são para a frente, estão a entrar, durante a noite, são para trás, estão a sair. Todos estes pormenores faz-nos entender o que se passa no lago, os trajectos, hábitos e com isso podemos adaptar a nossa pesca e as nossas montagens. Percar perto das espadanas, fios fortes, montagens tipo "drop-off" e quando temos uma carpa ferrada, nada a fazer, pegar no barco e ir retira-la das espadanas. De noite, é quase impossivel fazer isto, mas nem é preciso, elas não entram!

O amanhecer brindou-nos com o espetaculo da desova! Muitas carpas de grande porte batiam e batiam nas espadanas ao nosso lado para a desova. O dia anterior tinha sido quente, a temperatura da água devia estar no ponto para mais umas carpas desovarem! Que espetaculo! 

10:15h ja quase com todo material arrumado e quase na hora do regresso, mais uma picada, ferrou e começamos a "dança". Esta não era uma carpa muito grande, novamente muito perto da margem, desferrou! Nem podia acreditar, outro peixe perdido? 

48 horas com 3 capturas, 2 perdidas, e mais uns quantos arranques...a maior captura no fim de semana em todo o lado de onde sairam algumas "grades"! 

Regressando a casa inconformado com os 2 peixes perdidos. Primeiro passava por dificuldades, muitos toques e peixe sem ferrar, agora com peixe a ferrar e a perder as capturas perto da  margem! Revejo os anzóis a cada colocação da montagem, tornei as montagens mais agressivas e rápidas a ferrar, e agora perco peixe? Tenho que melhorar, evoluir! Será o tipo de anzol? Ou o tamanho? Qualidade não coloco em causa, as marcas que uso não duvido da qualidade que têm! A ver vamos como será a próxima sessão!

Imperial Baits Team Portugal


Ainda, sem comentários.
(*) Campos obrigatórios

iBlog

(c)2020, All Rights Reserved Imperial Baits Portugal, reprodução não autorizada proibida!
Hit counter: 50918
Help & Support