Terça-feira, Março 13, 2018, 21:35

Arrancou mais um nacional de pesca á carpa em Portugal.

A primeira prova foi marcada de 08 a 11 de março, na famosa Albufeira da Ribeira de Vide, localizada na vila de Fronteira. Apesar de muitas incertezas sobre o estado do tempo, e se seria possível marcar a prova no local, os responsáveis federativos sempre afirmaram que sim, que seria possível.

Numa primeira fase, o baixo nível de água do local antevia grandes problemas no sector mais acima, numa segunda fase, as previsões de temporal, chuvas fortes, trovoadas, levaram a que fossem colocadas algumas dúvidas sobre a realização da prova, estados dos terrenos, e condições para a realização da prova.

Dia 08 março, arranque da competição numa manhã cinzenta com aguaceiros. Pelas 08:00h, iniciou-se a concentração das duplas para posterior sorteio dos pesqueiros. Apresentaram-se ao sorteio 16 duplas, 2 faltaram. Ditou o sorteio que o meu pesqueiro fosse o 2-B, situado na zona das oliveiras. Não me calhou nenhum dos 3 pesqueiros que tinha mais receio. Partida para os pesqueiros, começou a aventura. Com os caminhos alagados, a carrinha teve que ser rebocada por 2 ou 3 vezes, mas lá chegamos ao dito pesqueiro.

Muita atividade de carpas no local, bem perto da margem. Montamos as tendas e comecei a sondar o local.

Aos 110 metros, fundo macio, 6,9 mt de fundo…nada mau! Aos 40 metros, senti pela primeira vez o terreno rijo, tinha de profundidade 3,6mt! Muito bom, pensei logo que seria ali a aposta, por 2 motivos: terreno rijo, boa profundidade, e tínhamos observado muita atividade de carpas nas proximidades. Com o passar das horas, deixamos de ver essa atividade, normal, muito barulho nas margens, muitas vibrações abaram por afastar as carpas.

Engodagem inicial,composta por boilies Imperial Baits Scopana.Love 20mm aos 40 metros, e Imperial Baits Banana Cold Water 20mm aos 100 metros, um mix de sementes composto por cânhamo, milho doce, tigers e trigo. O vento, soprava por vezes muito forte. Foi alternando a pesca nas distâncias, quer com Zig Rig, quer com iscos de fundo, mas os resultados teimaram em não aparecer.

Caiu a noite e com ela muito mau tempo, chuva, vento por vezes muito forte, e nessa altura optei por colocar as montagens no pesqueiro mais próximo da margem, seria aí que previa ter a maior parte das capturas, mas infelizmente tal não aconteceu. Os adversários, principalmente no pesqueiro 1-B, iam somando 2 a 3 capturas por pesagem, e aqui e acolá, lá se iam pesando umas carpas, e eu lá continuava a procurar acertar com a pesca. Mudei para linhas mais finas, anzóis mais pequenos, alternei iscos pequenos, com iscos grandes, foi trabalhando bastante na tentativa de acertar com a pesca. Optei por nunca colocar engodo, o vento certamente iria transportar partículas para os vizinhos mais á direita. Fui sempre apostando em boilies na engodagem, com isso estaria a selecionar as capturas, já que o lote de carpas que estava a sair não era muito grande para o local, rondavam os 2,5 a 3,5kg. Nunca estive muito preocupado em não estar a conseguir capturas até á segunda noite, pois seria essa a altura que acreditava que o que estava a preparar iria dar os seus frutos. Infelizmente, a chuva muito persistente, o vento forte, fizeram com a prova tivesse que ser interrompida. Duas boxes á minha direita ficaram completamente inundadas. Se a chuva não para de cair ás 2:30h da madrugada, acredito que poderia ter-se dado uma tragedia! Felizmente, tudo e todos se conseguiram por a salvo, a prova foi interrompida e anulada segundo os regulamentos em vigor.

Serviu como um primeiro treino da época! Não sei qual teria sido o resultado se a prova tem decorrido na totalidade, o ano passado nas ultimas 24h passei de 5º para 1º. O local permite isso, quando fazes as coisas bem e as carpas entram no pesqueiro para comer, tudo é possível! Seria o caso? Não estou muito certo, até ao momento que a prova foi interrompida nada me dizia que ia recuperar o atraso que já tinha para os adversários.

Ficou a experiência de mais uma prova, muito coisa se aprendeu!

 

 


Ainda, sem comentários.
(*) Campos obrigatórios

iBlog

(c)2020, All Rights Reserved Imperial Baits Portugal, reprodução não autorizada proibida!
Hit counter: 50923
Help & Support